Frederico Lucio - Logo Branca

Frederico Lucio

Especialista em Gestão de Tráfego Pago

Marketing Digital e Lockdown: Estratégias para superar a crise

Seu negócio ou empresa está passando por dificuldades enquanto estamos por este período de quarentena?

Então confira abaixo 4 dicas simples de marketing digital para você aplicar e amenizar os efeitos dessa crise.

O coronavírus é uma das piores catástrofes que a humanidade enfrenta nos últimos anos. Além de tirar milhares vidas, e seu outro efeito foi fazer com que uma grande parcela da população se isolar socialmente e ficar de quarentena, também. Como consequência disso, muitos negócios foram forçados a fechar suas portas, mesmo que temporariamente.

Alguns poucos segmentos estão mantendo suas operações funcionando normalmente. E um número ainda mais restrito estão conseguindo de alguma forma manter ou até aumentar o seu faturamento, mesmo com toda essa crise.

E no marketing digital, todo o trabalho de dias, semanas e até meses para se construir campanhas de alta performance, de repente parece que engatou a marcha ré. Algumas das campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads começaram a perder alcance, com poucas impressões, poucas conversões, e consequentemente encarecendo muito essas conversões. Parece que todo o sistema parou de funcionar como deveria e você se vê investindo, mas seu retorno é cada vez mais baixo.

Porém, este confinamento forçado, fez com que o consumo de internet aumentasse em até 40%, tanto em quantidade de dados quanto tráfego. Então vem a grande pergunta: se o acesso à internet aumentou, como posso manter meu negócio na ativa?

Saiba que você ainda pode recorrer ao Marketing Digital para ajudar a manter a presença digital do seu negócio gerando resultados. Permitindo que, quando esse período de medo e incertezas passar, você consiga se recuperar.

Quer saber como? Então continue acompanhando que vou te dar 4 dicas para que mantenha seu negócio digitalmente ativo.

 1 – Marketing de Conteúdo. Principalmente redes sociais.

Acredito que este seja o momento ideal para você começar a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa, ou negócio. Principalmente se suas atividades estão temporariamente suspensas.

Criar conteúdo relevante para as redes sociais e ações que geram interações com seu público é extremamente importante. Principalmente agora onde as pessoas se encontram em sistema de isolamento social. As redes sociais também são canais de comunicação com o seu público. E neste momento, acredito que você possui tempo para planejar e criar conteúdo relevante, e também que seu público possui tempo para consumir esse conteúdo.

Por isso, aproveite este tempo para nutrir seu público, eduque-o, forneça informações relevantes para ele e mostre que sua empresa existe e está presente, mesmo que digitalmente. A longo prazo, sua empresa ganhará uma base consistente de potenciais clientes.

Mas atenção: Não force a barra e tenha sensibilidade. Muitas pessoas estão com muito medo e incertezas. Medo de perder um ente querido, de se contaminar e/ou contaminar um ente querido, sem falar de perder seu emprego ou perder a fonte de sustento da sua família. Então lembre-se: estamos todos no mesmo barco. 

2 – Crie uma campanha Institucional

Criar uma campanha institucional vai ajudar a manter sua presença junto ao seu público. Consequentemente, reforçar sua marca, e aumentar ainda as chances de que no futuro sua marca seja lembrada pelo seu público. Além de permitir que o alcance da mensagem da sua empresa seja expandido.

Este é um momento onde muitas pessoas estão compartilhando dos mesmos sentimentos: medo e incertezas. Então, receber uma mensagem de conforto e motivacional pode mudar o dia destas pessoas.

Já ouviu aquele ditado: gentileza gera gentileza? Pois bem, este é o momento de transmitir união e esperança. E não há nada de errado em acreditar nesses valores.

 3 – Campanha de geração de leads

Se você possui capacidade de criar um conteúdo, e esse conteúdo é extremamente relevante e rico, essa dica é para você. Crie uma campanha de geração de leads.

Não há nada de errado em oferecer esse conteúdo e receber do seu público algumas informações de contato em troca como nome, e-mail e telefone. Afinal, você se dedicou para criar esse conteúdo. Empregou tempo e esforço para criá-lo. Nada mais justo que você receber algo em troca.

Não se preocupe inicialmente em monetizar através deste conteúdo. A menos que seu conteúdo seja um curso, muito específico e super denso. Se seu conteúdo é rico, mas não é extremamente denso, e que com um pouco de estudo é possível ter acesso às mesmas informações, não tente inicialmente ganhar dinheiro através dele. Se você fizer isso, pode passar a impressão que você só está interessado no dinheiro. E o foco não é este.

O foco de uma campanha de geração de leads é conseguir o contato de um potencial cliente, e que este esteja de fato interessado no seu produto ou serviço. Pois, uma vez que você consegue criar sua base de leads, que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço, será muito mais fácil qualificá-los e vender para eles do que simplesmente empurrar uma venda para qualquer pessoa.

4 – Campanha de Venda direta

Se sua empresa é uma das poucas das que não teve sua capacidade produtiva reduzida e não está sendo impactada pelas as medidas sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus, seus resultados aumentaram ao invés de diminuir, e se seu produto está classificado como indispensável. Minha dica é apostar em campanhas de venda direta. Principalmente de sua empresa é um e-commerce (uma loja virtual).

Muitos produtos tiveram um aumento considerável de buscas em virtude das medidas de isolamento. Exemplo disso é o álcool em gel e papel higiênico. De uma hora para outra, estes produtos “desapareceram” das prateleiras. E com isso, fazer compras pela internet se tornou uma das principais opções.

Com isso, foque nesses produtos e serviços que são considerados indispensáveis. Estes produtos e serviços estão recebendo muito volume de buscas, tanto no meio físico quanto no meio digital. Utilize desta tendência e também do alcance que uma campanha paga pode proporcionar para expandir e otimizar ainda mais seus resultados.

Conclusão

Estamos vivenciando um período histórico. Não só pessoas, mas também empresas estão passando ou passarão por dificuldades até que a pandemia do Covid-19 seja controlada. Estas dicas podem parecer simples, podem até parecer que não são muita coisa. Mas são muito eficientes e podem ajudar muito. Pare e observe se seus concorrentes estão fazendo isso neste exato momento?

Utilizar estas estratégias, vai fazer com que sua marca se posicione à frente da concorrência, além de construir uma base consistente de seguidores, que ao final deste ciclo poderão se tornar clientes. E caso a concorrência já esteja utilizando estas estratégias, sua empresa já está ficando para trás. Você tem que correr e fazer melhor.

Gostou das dicas? Te espero no próximo artigo.

Até mais!