Categories: Uncategorized

Pixel e Tag de conversão: O que são e como funcionam

Você sabe o que é pixel e tag de conversão?

E se eu te dissesse que existem duas ferramentas que permitem monitorar todos os comportamentos de todos os usuários dentro do seu site 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Quer saber qual é? Então continue com a leitura deste artigo que vou te contar tudo o que você precisa saber sobre pixel e tag de conversão.

Pixel e Tag de conversão

Pixel do Facebook e tag de conversão do Google Ads são códigos de linguagem de programação JavaScript que uma vez instalados em seu site ele lhe permite monitorar o comportamento do público que trafega através do seu site. 

E para executar uma estratégia de marketing digital eficiente, o seu site precisa ter estes códigos instalados.

Uma vez instalados, tanto o pixel quanto a tag de conversão, irão permitir que você desenvolva ações de segmentação avançadas para públicos específicos que visitaram o seu site e demonstraram interesse em conteúdos específicos. Como, por exemplo, ações de remarketing.

Confira abaixo como você pode fazer para instalar o código do pixel do Facebook e da tag de conversão do Google Ads em seu site.

1- Criando o Pixel e a Tag de conversão

Primeiro, você vai ter que entrar dentro da plataforma que você deseja configurar. Podendo ser o Gerenciador de Negócios do Facebook ou Google Ads.

Dentro de cada uma delas, existe uma seção de configuração destes códigos. No Facebook essa seção se chama “Gerenciador de Eventos” e no Google Ads chama-se “Conversões”.

Já dentro do painel, você vai criar o código do pixel. Não tem segredo e nem complicação. Basta seguir o passo a passo que cada uma das plataformas oferece.

2- A instalação do Pixel e da Tag de Conversão

Depois de criar o seu código, você vai precisar instalá-lo dentro do seu site, ou uma página específica dele. E quanto a isso, você pode ficar tranquilo. Mesmo que você não entenda nada de programação de sites. Pois, quando você finaliza a criação do código do pixel ou da tag de conversão, cada uma das plataformas (seja Facebook ou Google) permite algumas opções de instalação. Fazendo com que a instalação seja bem mais prática.

Caso você já tenha algum conhecimento técnico de programação de site, você mesmo pode efetuar a instalação dos códigos. Se você possui um conhecimento, digamos intermediário, você mesmo pode instalar no site através do Google Tag Manager ou plugins, caso seu site tenha sido construído através de alguma plataforma de construção de site como o WordPress ou Wix por exemplo.

Agora, se você realmente não tem nenhum conhecimento de programação e não que arriscar configurar o código do pixel e da tag de conversão, você pode enviar para a pessoa que desenvolveu o seu site (ou para pessoa que você contratou para cuidar da programação e manutenção do seu site) eu e-mail com todas as informações de instalação com todo o passo a passo para o seu desenvolvedor consiga instalar os códigos para você de dentro da própria plataforma.

3- Rastreio dos dados

Depois de instalados e ativos, tanto o pixel do Facebook quanto a tag de conversão do Google Ads começaram a registrar as atividades dentro do seu site. Com isso, você vai poder analisar qual mídia está lhe oferecendo o melhor retorno, mais tráfego, mais leads ou mais vendas. 

Além disso, você pode utilizar as informações sobre as pessoas que realizaram qualquer ação em seu site, (com compras, cadastros, download de algum material, visualização de algum conteúdo, etc) para criar públicos de interesses mais assertivos e anúncios mais direcionados. 

4- Criando campanhas de remarketing

Você possui uma página em seu site sobre um determinado produto ou serviço que você ou sua empresa presta. Dentro dela você inseriu um e-book para orientar seu público de forma mais detalhada sobre este produto ou serviço. 

O pixel do Facebook, se estiver configurado corretamente, vai registrar duas ações nesta página. Uma de visualização do conteúdo, quantas pessoas viram a própria página em questão, e outra que é o download do seu e-book.

Diante disso, podemos deduzir que quem visualizou a página do seu produto ou serviço possui o mínimo de interesse nele. Mas quem efetuou o download do seu e-book demonstrou um nível mais elevado de interesse. E provavelmente estes últimos estão muito mais propícios a comprar seu produto ou contratar o seu serviço.

Com base nestes registros, você pode criar uma campanha ou anúncio direcionado para as pessoas que efetuaram o download do seu e-book. Isso é remarketing.

5- Trabalhando com os dados coletados

Agora que você sabe como o pixel do Facebook e a tag de conversão do Google podem otimizar suas ações de tráfego pago, você pode então criar outras formas de remarketing para cada etapa do seu funil de marketing, direcionando esforços para quem de fato possui interesse no seu produto ou serviço.

Outro ponto importante é que, você pode utilizar os públicos criados a partir dos comportamentos registrados para também buscar novos potenciais clientes. 

Por exemplo: Você está oferecendo um determinado produto ou serviço para um público específico. Só que você já possui o pixel e a tag de conversão no seu site, e estes já identificaram que você já realizou algumas vendas. Está lá, tudo registrado. 

Então você decide fazer uma coisa. Criar um público de remarketing para otimizar a venda do seu produto ou do seu serviço. Então você criou este público que chegou até a sua página de venda. Até aqui estava tudo bem. Mas e as pessoas que já realizaram a ação de compra? Elas também visitaram a página. Existe alguma forma de fazer com que meus anúncios não sejam exibidos para estas pessoas?

A resposta é SIM!

E para fazer isso é muito simples. Da mesma forma que você selecionou as pessoas que chegaram até a página de vendas, você também vai criar um público específico apenas com as pessoas que já efetuaram a compra do seu produto ou a contratação do seu serviço.

Depois de ter feito isso, você vai utilizar este público como parâmetro de exclusão. Ou seja, é como se você estivesse “dizendo” para a plataforma: “ Eu quero comunicar e alcançar todo mundo que chegou até minha página de venda. Porém eu não devo aparecer para as pessoas que já compram de mim.” 

Simples assim.

Conclusão

Ter tanto o pixel do Facebook quanto a tag de conversão do Google Ads é primordial para otimizar os resultados dos seus anúncios e consequentemente aumentar suas vendas.

Utilizar das informações que essas ferramentas armazenam é fundamental para que isso seja possível. É muito difícil conseguir resultados equivalentes sem elas. Tanto pela economia de tempo na análise e disposição dos dados, quanto pela economia financeira que elas também podem proporcionar. 

Obviamente, só os anúncios não serão responsáveis pelo sucesso de toda sua estratégia. Eles são apenas uma ferramenta poderosa e útil para que você possa alcançar seus objetivos. E para que você possa utilizar estas ferramentas é necessário e muito importante que você ou sua empresa possua um site para que seja possível instalar o pixel e a tag de conversão.

Gostou do artigo? Te espero no próximo artigo.

Até mais!

FredericoLucio

Recent Posts

Black Friday: Origem, evolução e impacto do evento que revolucionou o comércio brasileiro

Descubra o segredo para o sucesso na Black Friday. Conheça a origem, evolução e importância…

1 ano ago

Inside Sales: Como Transformar Leads em Clientes Sem Sair do Escritório

Imagine poder conquistar clientes, fechar negócios e impulsionar seus resultados financeiros, tudo isso sem sair…

1 ano ago

Google Meu Negócio: Como aumentar a visibilidade da sua empresa na sua região

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma gratuita fornecida…

2 anos ago

O que é um gestor de tráfego e o seu papel em um time de marketing

Se você já se perguntou sobre o papel desse profissional nos bastidores do sucesso online,…

2 anos ago

Lead, prospect e cliente: entenda o que é cada um deles e suas diferenças

Para quem já está inserido no meio do marketing, principalmente no marketing digital, eu tenho…

2 anos ago

Threads: A nova rede social do grupo Meta que surgiu para desbancar o Twitter

O Threads foi lançado há uma semana atrás (05/07/2022) e rapidamente bateu o recorde de…

2 anos ago