Frederico Lucio - Logo Branca

Frederico Lucio

Especialista em Gestão de Tráfego Pago

Threads: A nova rede social do grupo Meta que surgiu para desbancar o Twitter

O Threads foi lançado há uma semana atrás (05/07/2022) e rapidamente bateu o recorde de número de usuários ativos em um curtíssimo espaço de tempo.

Em menos de uma semana, a rede ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, superando o ChatGPT, que demorou 2 meses para atingir o mesmo feito.

Threads: A nova rede social do grupo Meta
Threads: A nova rede social do grupo Meta

Além de ser a mais nova rede social do grupo Meta, o Threads se tornou um dos assuntos mais comentados da internet por ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para desbancar o Twitter.

A rede social do seu atual “inimigo número 1”, Elon Musk.

Neste artigo, vou listar para você 5 pontos que podem fazer com que o Threads desbanque de vez o Twitter e faça com que o grupo Meta domine grande parte significativa do mercado mundial de redes sociais e do mundo digital.

Antes de começarmos, vou explicar como vou listar os 5 fatores que podem fazer que o Threads eleve ainda mais o nível do grupo Meta.

Eu considerei dois pontos principais para chegar nestas minhas conclusões: experiência do usuário e potencial comercial.

Agora que você já conhece os meus critérios, vamos logo ao que interessa.

Layout familiar e já validado

O Threads trouxe um layout muito familiar que os usuários do seu rival, o Twitter. Só que diferentemente da rede social de Elon Musk, o Threads ainda não conta com algumas funcionalidades que são bastante úteis para os usuários. Para não me delongar muito, vou citar 4 principais:

Possibilidade de envio de mensagens diretas e privadas para outros usuários.

Falta de um ranking dos assuntos mais comentados dentro da plataforma.

A falta de uma versão web da plataforma. As hashtags ainda não funcionam como ferramenta de classificação ou agrupamento de conteúdo, tanto para pesquisa quanto para ranqueamento.

Mas calma que isso não significa que o Threads seja um fiasco. Ele conta com muitos aspectos positivos, como um limite de utilização de 500 caracteres, bem maior do que o Twitter que conta com um limite de 280 caracteres.

Outros aspectos positivos sobre o Threads eu vou abordar ao longo deste artigo.

Integração nativa com o Instagram

Eu posso te afirmar que o grande fator responsável para grande adesão do Threads é a sua integração nativa com o Instagram.

Através dela, um grande volume de usuários do Instagram entrarem de forma direta na plataforma, importando as informações como a bio, links, e base de seguidores. Tudo isso sem perder nenhum dado. Até o selo de verificação de perfil é importado para dentro do Threads.

Dessa forma, os usuários se sentem muito mais estimulados a aderirem ao Threads, pois sabem que não terão que começar com um perfil do mais absoluto zero.

Compartilhamento de conteúdo entre plataformas

Ainda falando sobre a integração nativa entre Threads e Instagram, o ponto principal dessa conexão é a fácil possibilidade de compartilhar o mesmo conteúdo entre as redes, e em diferentes formatos. Ou seja, tanto no feed quanto no stories.

Além disso, precisamos entender aqui o princípio fundamental de cada uma das redes.

O Instagram tem como função primordial o compartilhamento de fotos e vídeos. Já o Threads, além também permitir o compartilhamento deste tipo de conteúdo, ele tem como funcionalidade primordial o compartilhamento de conteúdo de texto.

Neste aspecto, podemos presumir, ou concluir, que as duas redes podem funcionar de forma complementar.

Todos os aspectos que comentei até agora são todos relacionados à experiência dos usuários.

Agora vamos falar do último aspecto que vejo como ponto positivo, porém voltado para a parte comercial e de publicidade.

Integração dos recurso de publicidade

Quando Mark Zuckerberg comprou e incorporou o Instagram ao Facebook, demorou um certo tempo para que os recursos de publicidade das duas redes fossem integrados.

E na minha opinião, essa integração deve ocorrer em questão de tempo.

Imagine só, pode controlar todos os recursos de publicidades de três redes sociais – Facebook, Instagram e Threads – através do Gerenciador de Anúncios?

Para quem trabalha com publicidade digital, gestores de tráfego como eu, será muito mais prático.

No entanto, até o momento não foi confirmado quando será habilitado

Será mesmo o fim do Twitter?

Se você chegou até aqui percebeu que apesar de citar muitos pontos positivos sobre o Threads, eu também percebeu que também disse algumas questões que, até o presente momento (12/07/2022), ainda não foram solucionadas, ou temos previsão de quando serão solucionados.

Por este motivo, seria muito precipitado e também leviano da minha parte, afirmar tanto que o surgimento do Threads decretou o fim do Twitter, ou então que o Threads simplesmente flopou.

Afinal de contas, se passou apenas uma semana desde o lançamento do Threads.

O fato que podemos afirmar é que ainda é muito cedo para lançarmos mão de uma “verdade absoluta”, tanto sobre o Threads quanto sobre o Twitter.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, aguardar as próximas atualizações do Threads e só assim verificar se minhas percepções e previsões estão corretas.